DIA DO TRABALHO

A palavra "trabalho" tem sua origem no vocábulo latino "TRIPALIU" - denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (palius). Ou seja se realmente levarmos ao pé da letra trabalho significa tortura.Só no século XIV é que  a a palavra trabalho tem o significado e hoje em dia.
Mas quem era torturado? aqueles que não podiam pagar os impostos,como agricultores, artesãos, escravos etc. Daí, portanto, a origem da discriminação pelo trabalho informal, considerado como de baixa relevância.
Percebemos que os tempos são outros temos novas visões sobre as relações de trabalho e renda, as conquistas das classes, a pesar dos pesares , tem mudado consideravelmente.
Hoje os trabalhadores informais tem a possibilidade de se estabelecer e se manter como microempreendedor. Essa proposta, possibilita o trabalhador sair do mercado informal e expandir suas atividades.Par quem trabalha com artesanato A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um Empreendedor Individual legalizado.
Isso é muito importante pois o mercado se expande e o trabalhador possui varias vantagens como profissional.
Segundo o SEBRAE:
 "  O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 36.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.".


0 Response to "DIA DO TRABALHO"

Postar um comentário